domingo, 20 de dezembro de 2009

Santos=Dumont patrocina e participa da primeira corrida de Triciclos



“Retornei a Paris em 1892. Sempre com a idéia fixa nos meus sonhos de balão, fui procurar aeronautas profissionais. Como o primeiro todos me pediam quantias extravagantes pela mais insignificante ascensão. Todos mantinham a mesma atitude, Descreviam a aerostação como um perigo e uma dificuldade, exagerando a seu bel-prazer, os riscos para pessoas de bens...”

“...Naquela época estava nascendo a moda dos triciclos automóveis. Escolhi um que jamais me proporcionou o menor acidente. Meu entusiasmo foi tão grande que institui em Paris, pela primeira vez, corridas de mototriciclos. Aluguei por uma tarde o velódromo do Parc des Princes e organizei uma corrida pela qual ofereci os prêmios.

As pessoas de “bom senso” prognosticaram um desastre. O evento deveria comprovar, para satisfação deles, que fatalmente, em uma pista de bicicletas, em virtude da rapidez nas curvas, os triciclos se tombariam e se quebrariam. Se não sucedesse isso, a inclinação da pista levaria a parada do carburador ou atrapalharia o seu funcionamento, o que, numa curva rápida, resultaria na queda de triciclos. Os diretores do velódromo, ainda que aceitando o meu dinheiro, recusavam a conceder-me a pista numa tarde de domingo. Temiam um fiasco.

O sucesso retumbante da corrida desapontou-os”.

Nenhum comentário: