terça-feira, 23 de outubro de 2012

Comemorações do Primeiro vôo do Mais pesado que o Ar da história - feito por Santos=Dumont

Santos=Dumont com seu 14-Bis desmontado


A exatos 106 anos atrás Santos=Dumont vivia o dia mais feliz de sua vida, ele havia feito o primeiro vôo com o mais pesado do que o ar.
Ao contrario dos irmãos Wright, Santos=Dumont havia voado na frente de uma comissão técnica na presença de diversas testemunhas, portanto foi o primeiro vôo homologado da historia.


Em seu livro Dans l’air Santos Dumont relata:

“Logo depois, em 23 de outubro, perante a Comissão Científica do Aero Club e de grande multidão fiz o célebre vôo de 250 metros, que confirmou inteiramente a possibilidade de um homem voar.
Esta última experiência e a de 12 de julho de 1901, me proporcionaram os dois momentos mais felizes de toda a minha vida”.

Artigo publicado na revista  “O Cruzeiro" que conta o caso do pitoresco burrico chamado Kuignot ao ajudar Santos=Dumont em seus experimentos.
Uma fã é fotografada junto ao seu ídolo Santos=Dumont pouco depois de ter sido o primeiro homem a voar com uma aeronave mais pesado do que o ar - Campo de Bagatelle, Paris, no dia 23 de outubro de 1906. Nessa data, Santos Dumont decolou com seu 14 Bis e percorreu 60 metros em 7 segundos, voando a uma altura de 2 metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França. (i.e. montagem ilustrativa)


14-bis sendo levado em meio a multidão


O fato foi lembrado em diversas datas diferentes, a mais significativa foi feita por Marcos Pontes o primeiro astronauta brasileiro em missão ao espaço.


Às 23h30 do dia 29 de março de 2006, o astronauta brasileiro, tenente-coronel Marcos Cesar Pontes, deixou a Base de Baikonur, no Cazaquistão, a bordo da nave russa Soyuz TMA-7, foi para a Estação Espacial Internacional, em companhia do astronauta norte-americano William McArthur eo russo ValeryTokariov. Era a chamada de "Missão do Centenário", em homenagem ao primeiro vôo de Santos=Dumont.
Marcos Pontes e sua homenágem a Santos=Dumont (com um chapeu Panama Hat e um lenço que pertenceu ao aviador)

No dia 3 de abril de 2006 foi transmitida a entrevista com homenagem a Santos Dumont, na qual Marcos Pontes usou a bordo da Estação Espacial Internacional um chapéu Panamá igual ao do inventor e um lenço que pertenceu a Santos=Dumont. 
Lenço que pertenceu a Santos=Dumont com os carimbos do Estação Especial Internacional e o carimbo datado (08 de Abril de 2006) do segmento Russo da Estação especial internacional (Российский сегмент Международной космической станции)


Marcos retornou à Terra na noite do dia 8 de abril, 20h56 no horário de Brasília, e manhã do dia 9 de abril no horário do Cazaquistão.
Configuração do 14 Bis em seu primeiro voo

.


Foi com este modelo que conquistou a taça Archdeacon - voou no dia 23 de outubro 60m a 3m de altura


Neste modelo S=D colocou sua última invenção o Aileron - No dia 12 de Novembro voa 220m a 60 m de altura


S=D também inventou o mecanismo de Partida para o 14-Bis




Nenhum comentário: