Santos=Dumont usou a força ascensional de
hidrogênio em quase todos os seus dirigíveis. Ao contrário de balões modernos
que fazem uso de ar quente, os invólucros de hidrogênio eram selados e à
pressão interna era controlada através de válvulas.
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A tecnologia de balões de gás é bastante
antiga, esta ilustração do final do século 19 mostra Jacques Charles realizando
uma experiência com o primeiro balão de gás hidrogênio, em agosto, 27 de 1783,
no Champ de Mars, em Paris.
O sistema para obter hidrogênio foi
inventado pelo balonista e fabricante francês Gabriel Yon (1835-1894).
Consistia em colocar um pouco de limalha de ferro em ácido sulfúrico diluído em
duas cubas de grandes dimensões. Bolhas de hidrogênio eram formadas e bombeadas por tubos através da água
para limpá-las de impurezas. E por fim eram armazenados em tanques de aço sob
pressão.
A associação de invólucro de hidrogênio e
motores a explosão de gasolina era muito perigosa, dezenas de dirigíveis
explodiram ou foram queimados nos anos que seguiram, o mais famoso deles foi o
desastre do Hindenburgque que ocorreu no dia 6 de maio de 1937, com o dirigível
alemão de passageiros LZ 129 Hindenburg,
pegou fogo e foi destruído durante a sua tentativa de aterrar na Estação
Aero-Naval Lakehurst matando 35 pessoas.
Esta videografia de alta velocidade em mil quadros por segundo torna possível observar em detalhe a seqüência de eventos após um balão ter sido queimado com um fósforo. |
Santos=Dumont fez uso da tecnologia
disponível na época para criar dirigíveis muito seguros em relação ao
anti-inflamabilidade e o invólucro mais perfeito foi usado em seu Dirigível
Número 6.
Como observado em vários acidentes que
aconteceram antes da conquista do prêmio Deutsch, Dumont sabia que o invólucro
não poderia ser muito longo, pois corria o risco de dobrar-se ao meio, como
aconteceu com seus dirigíveis numero 1 e 2. Ele também sabia que deveria tomar
um cuidado muito especial com a expansão e contração do hidrogênio em
diferentes altitudes, como aconteceu com Augusto Severo.
Augusto Severo era um parlamentar
brasileiro que dedicou sua vida a dirigíveis, ele morreu tragicamente em 12 de
maio de 1902, quando fazia manobras com seu dirigível chamado Pax, em Paris.
Quinze minutos após sua decolagem do Parque Vaugirand o invólucro rígido
rompeu-se devido à expansão de hidrogênio em meio a atmosfera rarefeita
liberando hidrogênio diretamente sobre o motor de combustão interna e causou
uma enorme explosão, destroços em chamas caíram sobre a Avenue du Maine,
causando alvoroço na da cidade.
No quadro acima a Figura 1 mostra uma fuga súbita de hidrogênio e na figura 2, o ventilador é usado para insuflar o balonete interno e evitar a dobra invólucro ao meio. |
No gráfico acima, vemos na Figura 1 Santos=Dumont decide voluntariamente esvaziar o invólucro. na Figura 2, ele liga a ventoinha para inflar o balonete para evitar a dobra invólucro ao meio. |
Santos=Dumont sabia como compensar as
variações de pressão por meio de
válvulas de segurança que funcionavam automaticamente, deixando escapar o gás
quando a pressão aumentava significativamente e fechava automaticamente quando
a pressão voltava ao normal. Válvulas manuais e um balonete interno inflável
era inflado com uma ventoinha e esvaziado diretamente de sua nascele.
Ele também tinha um grande cuidado com o
seu invólucro, exigia que fosse sempre bem costurado e envernizado para evitar
vazamentos, acima vemos Santos Dumont na sede das oficinas de Lachambre & Machuron
supervisionando a confecção de seu envelope. Ele também fazia questão de manter
o balão longe o suficiente do tubo de escape do motor, que poderia queimar o delicado
invólucro feito de seda japonesa.