terça-feira, 23 de julho de 2024

Cerimônia do Prêmio Mérito Homem Voa 2024

 


A cerimônia do Prêmio Mérito Homem Voa, realizada no último sábado 20 de Julho, aniversário do 151° ano de  nascimento de Santos=Dumont, no Museu Catavento, foi um evento repleto de homenagens e celebrações, destacando a excelência científica e tecnológica no Brasil. A seguir, apresentamos os principais momentos da cerimônia.

Henrique Lins de Barros, decano fundador do Instituto Cultural Santos=Dumont, ao lado de Luiz Pagano, criador do prêmio Mérito Homem Voa, e do homenagiado, Porfessor Migeul Nicolelis. "Muito feliz em ver que algo que começou como um 'precisamos fazer algo para aumentar a autoestima do brasileiro com relação à ciência', hoje, 10 anos depois, se transformou neste evento". Disse Pagano.

A abertura do evento marcou o início de uma noite memorável, a cerimonialista da aeronáutica, representando o Instituto Cultural Santos=Dumont, registrou e agradeceu a presença das autoridades e convidados, cujos nomes foram listados em um anexo específico.

Hinos

A cerimônia seguiu com a execução do Hino dos Aviadores, uma homenagem à aviação brasileira e ao legado de Santos=Dumont, e em seguida, todos os presentes foram convidados a cantar o Hino Nacional Brasileiro.

O anfitrião, arquiteto Ricardo Pisanelli, fez uso da palavra para dar as boas-vindas aos presentes e agradecer a presença de todos. Jacques Kann, diretor executivo da Catavento Cultural e Educacional, destacou a importância da parceria com o Instituto Santos=Dumont.

No foto, o Professor Nicolelis recebe o prêmio das mãos de Alexandre Villares e Alberto Dumont Villares Neto, membros da família de Alberto Santos=Dumont

O Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro Luiz Cláudio Macedo Santos, ressaltou o legado de Santos=Dumont e a importância do evento. Alexandre Barrozo Amaral Villares, sobrinho-bisneto do Pais da aviação enalteceu a relevância do prêmio e do evento.

Protocolo do Prêmio Mérito Homem Voa

Luiz Pagano, artista e criador do prêmio, explicou o conceito e a importância do Prêmio Mérito Homem Voa, destacando sua simbologia e conexão com a figura de Santos=Dumont. O professor doutor Tarcísio Roberto Barbosa, presidente do Conselho Consultivo do Instituto, apresentou a justificativa para a escolha do homenageado e leu o currículo do professor Miguel Nicolelis.

Considerações do Decano do Instituto

Dr. Henrique Lins de Barros, fundador e decano do Instituto ao lado de Marcos Villares (que não estava presente no evento), fez suas considerações sobre o legado de Santos=Dumont e a importância da ciência no Brasil.

Entrega do Prêmio

O momento mais aguardado da noite foi a entrega do prêmio ao homenageado, professor doutor Miguel Nicolelis. Alexandre Villares e Alberto Dumont Villares Neto, membros da família de Alberto Santos=Dumont, fizeram a entrega do diploma.

Neiva Paraschiva fez suas considerações antes da entrega do certificado de Realizador Mérito Homem Voa, destacando a importância do reconhecimento das contribuições científicas brasileiras.

Palavras do Homenageado

O professor Miguel Nicolelis, visivelmente emocionado, fez um discurso inspirador, expressou sua felicidade por ser comparado a Santos=Dumont,  ambos desafiaram o status quo de seu tempo, mostrando que o que é tido como impossível pode ser realizado. Nicolelis mencionou novamente sua avó, Dona Lygia, que o incentivou na leitura, nos estudos e a conhecer sobre Santos=Dumont.

Para as considerações finais e agradecimentos aos benfeitores, foi chamado o professor Ricardo Jacob de Magalhães, presidente em exercício do Instituto Santos=Dumont. Ele agradeceu a todos os envolvidos e destacou o sucesso do evento.

Encerramento

O evento foi encerrado com uma celebração do legado de Santos=Dumont e a promessa de continuar promovendo a ciência e tecnologia no Brasil. Os presentes saíram inspirados pelas histórias de superação e inovação que encheram a noite de orgulho e esperança.

sexta-feira, 19 de julho de 2024

O Prêmio Mérito O Homem Voa: Celebrando a Ciência e a Inovação Brasileira

 

"Estamos honrados em anunciar que o Professor Miguel Nicolelis será o homenageado deste ano com o Prêmio Mérito O Homem Voa! 🌟"

Assim começa o post do Instagram do Instituto Cultural Santos=Dumont, que tem como pressidente Marcos Villares, sobrinho-bisneto do inventor.


A criação do Prêmio Mérito O Homem Voa foi idealizada por Luiz Pagano durante uma conversa com o próprio Nicolelis em 2014 - a ideia surgiu da necessidade de promover e celebrar a excelência científica e tecnológica no Brasil, algo que tem sido negligenciado devido à falta de engajamento, apoio e baixa autostima nacional. "Ninguem melhor que o próprio Professor Nicolelis para receber o premio deste ano em carater Hors concours" decidiu Ricardo Mgalhães, diretor do ICS=D (Instituto Cultural Santos=Dumont) que viu no prêmio uma oportunidade de mudar essa mentalidade e destacar as conquistas brasileiras no cenário global.

O Brasil ainda não possui um Prêmio Nobel, e essa ausência é atribuída à falta de mobilização para a  valorização das nossas contribuições científicas. O Prêmio Mérito Homem Voa foi concebido para começar um movimento de preenchimento dessa lacuna, incentivando uma nova mentalidade de que nós brasileiros somos tão bons (ou melhores) em ciências, descobertas e tecnologia como qualquer outro.

Evento de 2014 no qual levamos o lenço pertenceu a Santos=Dumont para receber a assinatura dos pioneiros, Professos Nicolelis e Juliano Pinto, pioneiros brasileiros em mobilidade bípede. No lenço tem ainda assinatura de Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro e carimbos da ISS, bordado de Santos=Dumont e o 'Coração Alado' de Romero Brito, desenhado pelo mesmo. O Prêmio Mérito Homem Voa surgiu dos paspos desse dia

A simbologia do prêmio é profundamente conectada à figura de Santos=Dumont, o nosso Pai da Aviação que acreditava no poder da união e da inovação para o avanço da humanidade. 

O símbolo dessa ideologia toda surgiu com um lenço que pertenceu a Dumont, que foi levado para a estação espacial Internacional pela primeira vez pelo astronauta Marcos Pontes, que conta com seu atografo e carmbos da estação Espacial Internacional, posteriormente autografado também por outros brasileiros ilustres, incluindo Nicolelis e Romero Brito, que desenhou um maravilhoso "coração alado". 

Este lenço, que já enxugou o suor de Dumont e viajou até o espaço, é um emblema das aspirações e realizações do nosso país.

Santos=Dumont alado, inspirado no coaração alado de Romero Brito, representa o prêmio e sua ideologia

O primeiro prêmio só foi entregue no ano de 2016, em Tóquio, e desde então, o evento de premiação que foi interrompido por varios anos voltou ganhado relevância, culminando na celebração de amanhã, que promete ser um marco na história da ciência brasileira. 

Uma das primeiras ilustrações feitas por Pagano para representar o espírito inventivo de Dumont em estilo art nouveau, ao lado de uma das invenções mais importantes, a Demoiselle

O evento contará com a presença de diversos amigos e familiares de Santos=Dumont, além de representantes da Aeronáutica, para prestar as devidas honras ao legado de nosso herói nacional.

Miguel Nicolelis, um dos maiores cientistas do Brasil, cujas realizações são notáveis, é um médico e cientista reconhecido internacionalmente. Ele foi considerado um dos vinte maiores cientistas em sua área pela revista Scientific American, além de ser incluído entre os 100 brasileiros mais influentes pela Revista Época em 2009. Nicolelis foi o primeiro cientista a receber, no mesmo ano, dois prêmios dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA e o primeiro brasileiro a ter um artigo publicado na capa da revista Science.

A conquista deste prêmio só foi possível graças ao extraordinário empenho do professor Ricardo Magalhães, amante de Santos=Dumont, da aviação e da aeronáutica, profissional extremamente respeitado pelas Forças Aereas,  e grande amigo.

O professor Ricardo, formado pela USP e professor de física, correu para cima e para baixo, ultrapassou seus limites e conquistou o coração de muita gente para fazer a premiação acontecer. 
 -- 

📅 Data: 20 de julho (aniversário de Santos=Dumont)
📍 Local: Museu Catavento
🔗 Confirme sua presença no Sympla via QR Code na imagem

Junte-se a nós para celebrar essa conquista e se inspirar com histórias de superação e inovação que enchem nosso país de orgulho! Este evento contará também com a presença de diversos amigos, familiares de Santos=Dumont e representantes da Aeronáutica.

---

Para confirmar sua presença, inscreva-se via QR code na imagem do post! Vamos juntos celebrar e promover a ciência e a inovação brasileiras.