terça-feira, 23 de julho de 2024

Cerimônia do Prêmio Mérito Homem Voa 2024

 


A cerimônia do Prêmio Mérito Homem Voa, realizada no último sábado 20 de Julho, aniversário do 151° ano de  nascimento de Santos=Dumont, no Museu Catavento, foi um evento repleto de homenagens e celebrações, destacando a excelência científica e tecnológica no Brasil. A seguir, apresentamos os principais momentos da cerimônia.

Henrique Lins de Barros, decano fundador do Instituto Cultural Santos=Dumont, ao lado de Luiz Pagano, criador do prêmio Mérito Homem Voa, e do homenagiado, Porfessor Migeul Nicolelis. "Muito feliz em ver que algo que começou como um 'precisamos fazer algo para aumentar a autoestima do brasileiro com relação à ciência', hoje, 10 anos depois, se transformou neste evento". Disse Pagano.

A abertura do evento marcou o início de uma noite memorável, a cerimonialista da aeronáutica, representando o Instituto Cultural Santos=Dumont, registrou e agradeceu a presença das autoridades e convidados, cujos nomes foram listados em um anexo específico.

Hinos

A cerimônia seguiu com a execução do Hino dos Aviadores, uma homenagem à aviação brasileira e ao legado de Santos=Dumont, e em seguida, todos os presentes foram convidados a cantar o Hino Nacional Brasileiro.

O anfitrião, arquiteto Ricardo Pisanelli, fez uso da palavra para dar as boas-vindas aos presentes e agradecer a presença de todos. Jacques Kann, diretor executivo da Catavento Cultural e Educacional, destacou a importância da parceria com o Instituto Santos=Dumont.

No foto, o Professor Nicolelis recebe o prêmio das mãos de Alexandre Villares e Alberto Dumont Villares Neto, membros da família de Alberto Santos=Dumont

O Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro Luiz Cláudio Macedo Santos, ressaltou o legado de Santos=Dumont e a importância do evento. Alexandre Barrozo Amaral Villares, sobrinho-bisneto do Pais da aviação enalteceu a relevância do prêmio e do evento.

Protocolo do Prêmio Mérito Homem Voa

Luiz Pagano, artista e criador do prêmio, explicou o conceito e a importância do Prêmio Mérito Homem Voa, destacando sua simbologia e conexão com a figura de Santos=Dumont. O professor doutor Tarcísio Roberto Barbosa, presidente do Conselho Consultivo do Instituto, apresentou a justificativa para a escolha do homenageado e leu o currículo do professor Miguel Nicolelis.

Considerações do Decano do Instituto

Dr. Henrique Lins de Barros, fundador e decano do Instituto ao lado de Marcos Villares (que não estava presente no evento), fez suas considerações sobre o legado de Santos=Dumont e a importância da ciência no Brasil.

Entrega do Prêmio

O momento mais aguardado da noite foi a entrega do prêmio ao homenageado, professor doutor Miguel Nicolelis. Alexandre Villares e Alberto Dumont Villares Neto, membros da família de Alberto Santos=Dumont, fizeram a entrega do diploma.

Neiva Paraschiva fez suas considerações antes da entrega do certificado de Realizador Mérito Homem Voa, destacando a importância do reconhecimento das contribuições científicas brasileiras.

Palavras do Homenageado

O professor Miguel Nicolelis, visivelmente emocionado, fez um discurso inspirador, expressou sua felicidade por ser comparado a Santos=Dumont,  ambos desafiaram o status quo de seu tempo, mostrando que o que é tido como impossível pode ser realizado. Nicolelis mencionou novamente sua avó, Dona Lygia, que o incentivou na leitura, nos estudos e a conhecer sobre Santos=Dumont.

Para as considerações finais e agradecimentos aos benfeitores, foi chamado o professor Ricardo Jacob de Magalhães, presidente em exercício do Instituto Santos=Dumont. Ele agradeceu a todos os envolvidos e destacou o sucesso do evento.

Encerramento

O evento foi encerrado com uma celebração do legado de Santos=Dumont e a promessa de continuar promovendo a ciência e tecnologia no Brasil. Os presentes saíram inspirados pelas histórias de superação e inovação que encheram a noite de orgulho e esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário