quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O Apartamento de Santos=Dumont em Paris


Dirigível Santos=Dumont Número 9 estacionado em frente ao famoso
endereço de Paris Champs Elysées, 114 ou rue Washington, 5

De acordo com Antonio Sodré, em sua biografia sobre Santos=Dumont “Santos Dumont, Um Heroi Brasileiro” o boato de que Santos=Dumont seria homossexual foi o resultado de uma competição comercial como explica Paul Hoffman em seu livro Asas da Loucura:

read this article in English

“ Os jornais de Nova York competiam ferozmente entre si para atrair leitores, e o New York Mail and Express enviou um repórter para entrevistar Santos=Dumont em seu apartamento em Paris para que pudesse publicar uma historia exclusiva quando ele chegasse nos Estados Unidos.”

Ainda de acordo com Sodré, Santos era assunto quase que diário nas paginas do jornal concorrente, o New York Herald, por ser uma celebridade e também por ser amigo do proprietário James Gordon Bennett, milionário que vivia em Paris. Naturalmente as noticias de primeira mão sobre o aviador vendiam mais jornais.

Foi quando o editor do New York Mail and Express resolveu empanar o brilho de Santos=Dumont, o próprio jornalista diz:

“o serviço de chá fica em um canto da sala e lá ele bebe com freqüência essa bebida feminina. Tudo na sala é de extremo bom gosto e nada indica, por um momento, um toque masculino”.

Sodré conclui que o jogo de chá, bem como o bom gosto de Santos foi o suficiente para este preconceituoso repórter criar um artigo tendencioso.
A mais exótica invenção de Santos=Dumont, a Mesa de 2 metros de altura e suas cadeiras

Todos os outros jornais trataram nosso herói de forma mais respeitosa tal como esta linda matéria feita pela revista britânica “The Sketch” que vinha encartada na Illustrated London News para cobrir a aristocracia e a alta sociedade da época.

Bom, como estou em meio a um processo criativo, buscando entender a vida do aviador, bem como, criar as ilustrações do meu livro, eu decidi colocar algumas referencias de pesquisa que fiz sobre o apartamento que Santos=Dumont mantinha na Champs Elysées, 114 ou rue Washington, 5 em Paris.
Escritório de S=D
Apartamento nos dias de hoje
papier peint 1
papier peint 2
Maçaneta da porta principal
Planta baixa do sub-solo do apartamento de Santos=Dumont

Nenhum comentário: