quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Santos=Dumont ou os irmãos Wright, Quem realmente inventou o avião - Parte 1

 

A questão da 'primazia do vôo' - quem de fato inventou a navegabilidade aérea, e nos trouxe todos os benefícios da magnífica invenção de aparelhos que permitem o vôo humano, é um assunto muito debatido no Brasil hoje, mas parece que ser uma questão encerrada nos Estados Unidos - é até mesmo considerada como um tabu por agluns americanos.


Sempre que posso fujo dessa questão, principalmente quando tem amigos americanos na conversa, mas esta semana fui colocado contra a parede e precisei dizer minha opinião a respeito. Estava com João Villares, sobrinho-bisneto de Santos=Dumont, cuja semelhança física com o inventor sempre me deixa emocionado (veja a foto), alguns oficiais da aeronáutica brasileira, amigos e um grupo de repórteres na base aérea da Aeronáutica de São Paulo, que incansavelmente buscavam por respostas.

Depois disso, em encontro com os amigos 'Dumontologos', Marcos Palhares, Astronauta da Virgin Galactic e Henrique Lins de Barros, maior e mais respeitado estudioso de Santos=Dumont, (você pode assistir a essa LIVE aqui), foi que resolvi fazer essa postagem, relutantemente, pois prefiro bem mais mostrar em meu blog a ‘maravilhosa vida de Santos=Dumont’ , como o próprio título diz, do que ficar trazendo assuntos que permitam a já acirrada disputa e divisões que poluem as páginas das redes sociais ultimamente. 

“Então, vamos lá” eu disse “voltemos para o dia 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagateli, em Paris...” 

Luiz Pagano e João Villares, sobrinho-bisneto de Santos=Dumont na Base Aérea de São Paulo, ao fundo pinturas Tupi Pop de Luiz Pagano, integrantes do acervo da Aeronáutica, na Sala das Autoridades do aeroporto de Guarulhos

Nesse dia Santos=Dumont acaba de se consagrar como detentor do prêmio Archdeacon por ter voado 60 metros com uma aeronave concebida, desenhada e pilotada por ele mesmo. As regras pediam que o dispositivo aéreo decolasse por meios próprios, sem qualquer tipo de ajuda externa, tivesse controles de voo pertinentes, e aterrissasse, sem acidentes de qualquer espécie. S=D fez isso na frente da comissão julgadora, na presença de membros da comunidade científica da época, repórteres fotógrafos e até mesmo um cinegrafista, sem falar nas milhares de pessoas presentes no parque - todos estavam em festa pois a humanidade acabara de ver o primeiro voo do mais pesado que o ar.... 

Nesse momento, um camarada ranzinza se aproxima, determinado a acabar com o clima de festa e grita ao povo “más, esperem um pouco, já tem gente voado na America” , umas três ou quatro pessoas que o escutam em meio a multidão olham em choque para o senhor, e um deles exclama “o que está dizendo?”, o estraga prazeres então prontamente prossegue:

Estraga prazeres - Esse não foi o primeiro voo.
Interlocutor perplexo – O que está dizendo?
Estraga prazeres – Dois irmãos na America já voaram, a quase três anos atrás, numa praia da Carolina do Norte.
Interlocutor perplexo – foi registrado pela comunidade cientifica, teve testemunhas?
Estraga prazeres – Sim, alguns funcionários públicos, três passantes, um cachorro e até mesmo presidente do banco da cidade.
Interlocutor perplexo – o avião decolou por meios próprios?
Estraga prazeres - Não, a decolagem era realizada através de um trilho que puxava o avião, sem o uso de rodas, e o lançava nos ares.
Interlocutor perplexo – isso está relatado em algum lugar?
Estraga prazeres - no diário pessoal deles.
Interlocutor perplexo – Eles tem patente, ou algo que comprove o voo?
Estraga prazeres - Os Irmãos Wright deram entrada na patente ainda antes de seu primeiro voo experimental. O requerimento, que incluía diagramas da invenção, foi enviado em 23 de março de 1903.

-----

Esse foi um dialogo hipotético, más baseado nos fatos da época.

Em minha defesa

Devo dizer que admiro muito os irmãos Wright considero o trabalho deles genial, e os coloco ao lado de o de diversos outros pioneiros da aviação, amo a cultura americana e invejo a forma que tratam seus heróis na America, eu até mesmo coloquei uma réplica do Fliyer numa de minhas histórias em quadrinhos (veja a foto – revista Superinteressante Edição 172, fevereiro de 2002). 

Tive o enorme privilégio de trabalhar em duas empresas americanas, o antigo Chemical Bank por quase três anos e uma fabricante de fogões de Los Alamitos CA chamado Dynmac Cookins Systems, sempre fui muito bem recebido nos Estados Unidos e principalmente, amo sua gente, gostaria muito de ter em meu país, o Brasil, um sistema que privilegia tanto o cientista, os museus, os professores e as descobertas científicas, como os EUA fazem. 

Ilustração de Luiz Pagano para sua HQ, com uma réplica do Flyer dos Irmãos Wright ao fundo "Admiro e respeito muito os Irmãos Wright, assim como a dedicação do povo americano à ciência"

Por fim, não quero de forma nenhuma desmoralizar ou reduzir a importância de ninguém,  simplesmente quero fazer reconhecer os fatos que precisam ser reconhecidos na questão da primazia do voo, de forma documental cientifica.

Isso posto, vamos aos fatos:

Por que o Smithsonian menospreza Santos = Dumont?

Marcos Palhares, estudioso de Santos=Dumont, em visita ao Smithsonian, constatou que apesar de possuir um grande acervo de peças do nosso pai da aviação, o Museu Nacional do Ar e Espaço do Smithsonian, instituição que mantém o maior e mais significativo acervo de aviação e espaço do mundo, totalmente dedicado à ciência da aviação, colocaram Santos=Dumont em um canto inferior de seu imenso espaço, com alguns modelos, com as seguintes palavras:


“O brasileiro Alberto Santos-Dumont fez o primeiro vôo público de avião motorizado na Europa com seu 14-bis em 23 de outubro de 1906, percorrendo 60 metros (197 pés). Em 12 de novembro de 1906, ele viajou 220 metros (722 pés), ainda aquém do melhor vôo dos Wrights de 1903".( "Brazilian Alberto Santos-Dumont made the first public flight of a powered airplane in Europe with his 14-bis on October 23, 1906, covering 60 meters (197 feet). On November 12, 1906, he traveled 220 meters (722 feet), still short of the Wrights' best flight of 1903"[sic.])

Fica claro que, infelizmente, a instituição omite a ciência em nome da política 'America First' e despreza as conquistas do aeronauta brasileiro.

Esse tipo de atitude apenas levanta suspeitas contra o contexto histórico americano - ao comparar os Wrights com Santos=Dumont de forma tão diminuta, é evidente que em algum momento da história, as múltiplas conquistas de Dumont causaram desconforto à frágil e insustentável posição de primazia dos irmãos.

Os voos secretos dos Wright

Após o voo secreto realizado em Kill Devil Hills, Carolina do Norte, em 17 de dezembro de 1903, os irmãos Irmãos Wright - Orville (19 de agosto de 1871 - 30 de janeiro de 1948) e Wilbur (16 de abril de 1867 - 30 de maio de 1912) continuaram o trabalho em um pasto de vacas em Dayton de  1904 a 1905. 


João Villares, sobrinho-bisneto de Santos=Dumont, mostra o relógio de cabeceira que Santos=Dumont usava em todas as suas viagens. no verso as inscrições "appartenant à Santos = Dumont" - pertence a Santos=Dumont

Os Wrights preocuparam-se muitíssimo em não serem copiados. Não queriam de forma nenhuma revelar sua criação sem a proteção de uma patente e um contrato de venda assinado, os irmãos permaneceram no local pelos próximos dois anos e meio enquanto tentavam comercializar sua invenção.

Foi assim que, ao amanhecer de 1908, com os contratos de venda de aviões para um sindicato francês e o Exército dos EUA finalmente em mãos, os Wrights alegam terem decolado novamente naquela primavera. Eles voltaram para Kill Devil Hills com uma versão reconstruída de seu avião de 1905 - agora modificado com assentos verticais e controles, e um segundo assento para um passageiro. 

Em 14 de maio de 1908, Wilbur e Orville dizem terem levado Charles Furnas, um de seus mecânicos, como um passageiro.

Wright e o voo que viola aas leis da física

Segundo Ozires Silva, co-fundador da Embraer, o conglomerado que é a terceira maior empresa do ramo no mundo, o Flyer nunca poderia ter voado porque violou as leis da física.

As leis da física dizem que é necessário 1Hp para elevar 6 kg do solo, o Flyer tinha quase 23 kg por Hp - voo impossível

Segundo ele, existe uma relação peso/potência do motor, em que aviões mais pesados que o ar precisam vencer a gravidade por meio do deslocamento na atmosfera - 1 Hp sustentando 6kg de voo é o limite, quanto maior o peso por HP, menor a probabilidade de voo.

No caso do 14 bis de Santos=Dumont, tinhamos um motor de 50 Hp para sustentyar uma aeronave com 290kg (média 5,8 - dentro do limíte do possível). Já o Flyer pesava 274,4kg e tinha um motor de 12Hp (média 22,83 - completametne fora do possível).

As leis da física falam por sí.

Os voos públicos dos irmãos Wright 

É importante que se diga que o primeiro voo efetivamente público dos irmãos Wright aconteceu somente em 08 de Agosto de 1908, no qual foi devidamente acompanhado por uma comissão científica, documentado por fotos e filmado na presença do grande público. Antes disso, todos os outros voos alegados não tiveram nenhum tipo de comprovação, foram meramente baseados em alegaçãoes e fotos fora de conterxto, não muito diferendte do voo dos pioneros anteriores a Dumont.

Réplicas Voadoras - Nenhuma tentativa de replicar o vôo do Flyer dos irmãos Wright decolou, comoa de Ken Hyde da Wright Experience com o Instituto Americano de Aeronáutica e Astronáutica (AIAA). Enquanto isso, réplicas do 14-Bis voam regularmente, como uma das pertencentes ao entusiasta e piloto Alan Calassa, que até queria mandar uma delas para o Smithsonian - infelizmente, a proposta foi rejeitada pelo museu.

Os Wrights convidaram o público para testemunhar seus voos no final de maio de 1904. Cerca de 30 repórteres apareceram em Huffman Prairie em 23 de maio. Os Wrights não conseguiram fazer o motor do avião funcionar e todos voltaram para casa decepcionados. 

Um punhado voltou em 26 de maio, mas os Wrights só conseguiram um vôo planado de cerca de 25 pés.

Em 1905, depois que os Wrights sentiram que haviam eliminado os bugs de sua invenção e criado um avião prático, eles convidaram o público a voltar novamente. Eles enviaram cerca de 30 convites para pessoas que achavam que seriam testemunhas confiáveis. Centenas de pessoas apareceram em Huffman Prairie para vê-los voar em 4 e 5 de outubro de 1905. Em 5 de outubro, Wilbur alega ter conseguido manter o Wright Flyer 3 no ar por 39 minutos, voando 30 circuitos completos do campo e cobrindo mais de 24 milhas - em público.

Para resumir, os Wrights alegam terem feito pelo menos seis voos públicos com vários graus de sucesso antes do voo de Dumont de 1906. 

Se só alegações de testemunhas servem para atestar o primeiro voo, devemos desconsiderar Dumont e os Wright para elegermos Clement Ader como o grande inventor , que alegou ter feito um voo com o Éole (também conhecido como Avion) antes de 1900. Ader, tal como os Wrights, estava voando em segredo para os militares. 

O mundo só testemunhou o voo dos irmão Whright no ano de 1908, na França, quando Wilbur deu início ao voo acionado por catapulta (não decolou por meios próprios) em 8 de agosto de 1908, quase dois anos depois de Dumont, na pista de corrida de cavalos Hunaudières, perto da cidade de Le Mans, na França. Seu primeiro vôo durou apenas 1 minuto e 45 segundos.

Alem de Dumont e dos Irmãos Wright, quais outros pioneiros reinvidcam o titulo de primeiro a voar?

- Abbas Ibn Firnas - O primeiro relato de voo planado aconteceu no ano de 875, na Andaluzia, um poeta da época disse que ele voou mais rápido que a Fenix, más demorou muito mais tempo que a ave para se recuperar do terrível acidente;


Bartolomeu Lourenço de Gusmão (Santos, Brasil, dezembro de 1685 - Toledo, 18 de novembro de 1724) foi o primeiro inventor e cientista brasileiro, famoso pela criação do balão de ar quente em 1709.


Pela concepção e teste de um balão em escala chamado de Passarola,  Bartolomeu Lourenço de Gusmão, apelidado de padre voador, foi considerado o pai da aerostação. Mas devemos  lembrar que foram os Irmãos Montgolfier: Joseph-Michel e Jacques-Étienne, dois irmãos pioneiros inventores franceses, que construíram o primeiro balão tripulado do Mundo, que elevou Étienne aos céus em 5 de junho de 1783.

- João de Almeida Torto - era um português residente em Viseu que em 1540 com o auxílio de um aparelho voador de sua autoria, no dia 20 de junho, tentou voar com um sistema de asas de sua própria fabricação.


It is said that on June 20, 1540, João Torto will have climbed to the top of the Cathedral of Viseu where he had built, with the permission of the Church, a launching ramp.

-Karl Wilhelm Otto Lilienthal (Anklam, Pomerânia, 23 de maio de 1848 — Berlim, 10 de agosto de 1896), conhecido como o "Pai do voo planado"A partir de 1891, Otto iniciou sua coleção com mais de duas mil tentativas de voo, em alguns casos realizadas até 80 vezes por dia. 

Em diversas dessas ocasiões o aviador alemão teve o pé torcido e braços quebrados, no que podem ser considerados os primeiros acidentes aéreos.



Kōkichi Ukita (浮 田 幸 吉, 1757 - 1847) foi um pioneiro da aviação japonesa, antepassado de meu amigo Yasuyuki Ukita, escritor e Jornalista, frequentemente elogiado por fazer asas artificiais e voar com elas. Ele é considerado o primeiro japonês a voar. Ele também é conhecido como Chōjin Kōkichi (鳥 人 幸 吉 / Kōkichi o homem-pássaro), Hyōgu-shi Kōkichi (表 具 師 幸 吉 / Kōkichi, o Paperhanger), Sakuraya Kōkichi (櫻 屋 幸 吉), Bizen'ya 吉ōkichi (備 前 屋), (備考 斎).


Ukita tentou voar de uma ponte sobre o rio Asahigawa (旭川) no verão de 1785. Algumas referências dizem que ele planou vários metros, mas outras dizem que ele apenas caiu.

Vários outros aviadores ou seus apoiadores reivindicaram o primeiro vôo tripulado em um avião motorizado. As reivindicações que receberam atenção significativa são:

-Shivkar Bapuji Talpade no Marutsakhā (1895) - voou 460m na Praia de Chowpatty, em Mumbai, pioneiro indiano com interesses em aeronáutica e sânscrito;


-Clément Ader em 1897 inventou e patenteou uma aeronave com base nos projetos de um pioneiro da biomimética, Louis Pierre Mouillard, chamada por vários nomes – Éole; Zephyr; Avion, más que os franceses gostavam de chamar de ‘énorme chauve-aouris en lin’ (o enorme morcego de linho)bat).


Tinha um motor a vapor redesenhado em alumínio leve, com 4 cilindros e 20hp de potencia, o Éole Ader voou 100m a uma altura de 20 cm do chão em Sartory, ao sul de Versailles;


-Gustave Whitehead, um imigrante alemão, residente em Connecticut com os aviões modelos 21 e 22  (1901-1903) – o número 21, que tinha seu desenho inspirado na asa de Lilienthal, voou pela primeira vez 201 metros em Fairfield; 

-Samuel Pierpont Langley (1903) - e seu aeroplano chamado 'Aerodrome A';


-Karl Jatho (1903) - Em 18 de agosto de 1903, 4 meses antes de Orville Wright, Karl-Jatho, nascido em Hanover em 3 de fevereiro de 1873 - Hanover, decolou de terreno plano com o único impulso de seu motor. 18 metros em seu primeiro vôo, três metros acima do solo, em novembro de 1903, ainda um mês antes de Wright, ele realizou uma série de vôos a mais de 200 pés e mais de 10 pés acima do solo.


Uma vez que podemos aceitar relatos e o testemunho de passantes como prova, eu não vejo por que não aceitar Shivkar, Ader ou mesmo Whithead como tendo sido os primeiros a voar, todos eles vieram antes de Dumont e dos Irmãos wright, são incriveis e geniais, bem como tem maravilhosos relatos de voos.

Todos esses pioneiros citados acima têm seus voos relatados por testemunhas, tão válidas quanto as testemunhas dos irmãos Wright, mas com exceção de Santos=Dumont, nenhum deles voou na presença de outros cientistas, jornalistas, comitês técnicos, que validaram seus voos com base em métodos científicos, com documentação confiavel, extensa e segura. Santos=Dumont foi o primeiro a ter seus voos filmados.

----

Os irmãos Louis e Auguste Lumière projetaram um filme pela primeira vez em 1895, a filmagem já era uma realidade desde os primeiros voos e é uma excelente evidência científica - por que então nunca foi documentado cinematograficamente nenhum voo desses outros pioneiros?

Se vamos usar o uso adequado e perfeito do método científico, levando em consideração a abordagem de resolução de problemas, onde os cientistas fazem perguntas pertinentes e realizam testes diferentes,  demonstram a descoberta diante de especialistas, capazes de avaliar todas as etapas com base científica, sem preconceitos ou outros interesses que não a ciência - não há dúvida de que Santos=Dumont foi o primeiro homem a voar com o mais pesado que o ar, trazer à humanidade todos os benefícios do transporte aéreo e a inspirar toda uma geração de novos pioneiros.


Nenhum comentário: