sexta-feira, 19 de julho de 2024

O Prêmio Mérito O Homem Voa: Celebrando a Ciência e a Inovação Brasileira

 

"Estamos honrados em anunciar que o Professor Miguel Nicolelis será o homenageado deste ano com o Prêmio Mérito O Homem Voa! 🌟"

Assim começa o post do Instagram do Instituto Cultural Santos=Dumont, que tem como pressidente Marcos Villares, sobrinho-bisneto do inventor.


A criação do Prêmio Mérito O Homem Voa foi idealizada por Luiz Pagano durante uma conversa com o próprio Nicolelis em 2014 - a ideia surgiu da necessidade de promover e celebrar a excelência científica e tecnológica no Brasil, algo que tem sido negligenciado devido à falta de engajamento, apoio e baixa autostima nacional. "Ninguem melhor que o próprio Professor Nicolelis para receber o premio deste ano em carater Hors concours" decidiu Ricardo Mgalhães, diretor do ICS=D (Instituto Cultural Santos=Dumont) que viu no prêmio uma oportunidade de mudar essa mentalidade e destacar as conquistas brasileiras no cenário global.

O Brasil ainda não possui um Prêmio Nobel, e essa ausência é atribuída à falta de mobilização para a  valorização das nossas contribuições científicas. O Prêmio Mérito Homem Voa foi concebido para começar um movimento de preenchimento dessa lacuna, incentivando uma nova mentalidade de que nós brasileiros somos tão bons (ou melhores) em ciências, descobertas e tecnologia como qualquer outro.

Evento de 2014 no qual levamos o lenço pertenceu a Santos=Dumont para receber a assinatura dos pioneiros, Professos Nicolelis e Juliano Pinto, pioneiros brasileiros em mobilidade bípede. No lenço tem ainda assinatura de Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro e carimbos da ISS, bordado de Santos=Dumont e o 'Coração Alado' de Romero Brito, desenhado pelo mesmo. O Prêmio Mérito Homem Voa surgiu dos paspos desse dia

A simbologia do prêmio é profundamente conectada à figura de Santos=Dumont, o nosso Pai da Aviação que acreditava no poder da união e da inovação para o avanço da humanidade. 

O símbolo dessa ideologia toda surgiu com um lenço que pertenceu a Dumont, que foi levado para a estação espacial Internacional pela primeira vez pelo astronauta Marcos Pontes, que conta com seu atografo e carmbos da estação Espacial Internacional, posteriormente autografado também por outros brasileiros ilustres, incluindo Nicolelis e Romero Brito, que desenhou um maravilhoso "coração alado". 

Este lenço, que já enxugou o suor de Dumont e viajou até o espaço, é um emblema das aspirações e realizações do nosso país.

Santos=Dumont alado, inspirado no coaração alado de Romero Brito, representa o prêmio e sua ideologia

O primeiro prêmio só foi entregue no ano de 2016, em Tóquio, e desde então, o evento de premiação que foi interrompido por varios anos voltou ganhado relevância, culminando na celebração de amanhã, que promete ser um marco na história da ciência brasileira. 

Uma das primeiras ilustrações feitas por Pagano para representar o espírito inventivo de Dumont em estilo art nouveau, ao lado de uma das invenções mais importantes, a Demoiselle

O evento contará com a presença de diversos amigos e familiares de Santos=Dumont, além de representantes da Aeronáutica, para prestar as devidas honras ao legado de nosso herói nacional.

Miguel Nicolelis, um dos maiores cientistas do Brasil, cujas realizações são notáveis, é um médico e cientista reconhecido internacionalmente. Ele foi considerado um dos vinte maiores cientistas em sua área pela revista Scientific American, além de ser incluído entre os 100 brasileiros mais influentes pela Revista Época em 2009. Nicolelis foi o primeiro cientista a receber, no mesmo ano, dois prêmios dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA e o primeiro brasileiro a ter um artigo publicado na capa da revista Science.

A conquista deste prêmio só foi possível graças ao extraordinário empenho do professor Ricardo Magalhães, amante de Santos=Dumont, da aviação e da aeronáutica, profissional extremamente respeitado pelas Forças Aereas,  e grande amigo.

O professor Ricardo, formado pela USP e professor de física, correu para cima e para baixo, ultrapassou seus limites e conquistou o coração de muita gente para fazer a premiação acontecer. 
 -- 

📅 Data: 20 de julho (aniversário de Santos=Dumont)
📍 Local: Museu Catavento
🔗 Confirme sua presença no Sympla via QR Code na imagem

Junte-se a nós para celebrar essa conquista e se inspirar com histórias de superação e inovação que enchem nosso país de orgulho! Este evento contará também com a presença de diversos amigos, familiares de Santos=Dumont e representantes da Aeronáutica.

---

Para confirmar sua presença, inscreva-se via QR code na imagem do post! Vamos juntos celebrar e promover a ciência e a inovação brasileiras.

Nenhum comentário: