terça-feira, 4 de julho de 2023

Um contrato que tirou todos os méritos de Santos=Dumont - Os Irmãos Wright & Smithsonian

Acima, trabalho conjunto de Langley e Santos=Dumont para desvendar os mistérios do voo - Abaixo, um minúsculo espaço reservado a Santos=Dumont. Uma vida inteira de realizações aéreas ignoradas pelo Smithsonian.

Para explicar o por que Santos=Dumont foi praticamente obliterado da historia da aviação pelo Smithsonian um artigo intitulado "Smithsonian releases Wright brothers contract detailing 'first in flight' claims" ("Smithsonian libera contrato dos irmãos Wright detalhando reivindicações de ter sido 'primeiro a voar'") explica o caso.


Publicado pela Fox News em 20 de outubro de 2015 por Jeremy Kaplan, o artigo diz que o Smithsonian divulgou publicamente o contrato de 1948 entre o espólio de Orville Wright e a instituição, que estabelece que o Smithsonian deve reconhecer os irmãos Wright como os primeiros em voo. O contrato impede o Smithsonian de afirmar que qualquer outra aeronave anterior ao avião dos Wright em 1903 foi capaz de carregar um homem com seu próprio poder em voo controlado.

Isenção de Responsabilidade

Antes de avançar com essa matéria, é muito importante dizer que devemos respeitar todos os pioneiros da Aeronáutica por seus feitos maravilhosos, os irmãos Wright fizeram feitos incríveis, tanto quanto outros pioneiros. Não pretendo diminuir a imagem dos Irmãos, porém, quero que o espaço reservado às grandes conquistas e Santos=Dumont seja assegurado dentro de um contexto científico, não político, ainda mais dentro de uma instituição tão grandiosa como a Smithsonian Museum.

Isso posto, seguimos com o artigo.

O artigo sugere que os historiadores da aviação argumentam que o contrato é equivocado e força o museu a ignorar a verdade. O Smithsonian decidiu liberar o contrato publicamente para permitir que o mundo tome suas próprias decisões. 

De acordo com Peter Jakab, diretor associado de assuntos curatoriais do Museu Smithsonian, antes da existência de um aparelho de voo mais pesado que o ar, o Smithsonian Institution patrocinava os experimentos de Samuel Langley, astrônomo e físico que vinha fazendo experimentos de voo. Nesse ponto é importante dizer que Santos=Dumont e Langley conheciam o trabalho que ambos estavam fazendo, ao contrário dos Wrights que trabalhavam em segredo.

Na decada de 1920, houve um desentendimento entre Langley e os irmãos Wright, pois ambos afirmavam ter inventado o avião. Os Wrights afirmaram ter realizado voos bem-sucedidos em sua aeronave, o Flyer, enquanto Langley, que fazia seus experimentos aos olhos da comissão científica, não obteve resultados de voo satisfatórios.

Samuel Langley, visitando o hangar de Santos=Dumont em Saint-Cloud para acompanhar os experimentos com o Dirigível Número 4, em 8 de agosto de 1900. Ambos os cientistas colaboraram entre si para trazer o vôo para a humanidade. Quantos relatos cientificos importantes foram deliberadamente escondidos dos olhos da ciência por causa da política de um contrato?

Em protesto contra o desinteresse do museu em reconhecer que o Flyer voou, Orville Wright em 1928 enviou o Flyer para Londres com a ajuda do importante piloto Charles Lindbergh, que juntou-se a Orville Wright para se opor ao Smithsonian Institution, que sempre creditou Langley por fazer experimentos dentro dos crivos cientificos aceitos na época, ferindo os egos dos inventores.
Pg 1

O Flyer permaneceu em exibição no Museu da Ciência em Londres até 1942, após o que foi enviado para armazenamento durante a Segunda Guerra Mundial, ao lado da carta magna e das joias da coroa.

Logo após a Segunda Guerra Mundial, o governo americano entendeu que seria muito importante seguir a narrativa de que o Flyer teria sido o primeiro a voar e contatou os executores do testamento de Orville Wright. Eles fecharam um acordo para trazer o Flyer de volta para a América, afirmando que o Flyer sempre seria exibido com uma etiqueta reconhecendo seu status como o primeiro avião verdadeiro, em resposta à controvérsia de Langley, e descartando o espírito pioneiro de qualquer outro grande inventor envolvido no eu voo do mais pesado que o ar, seja ele quem for, um americano ou um estrangeiro.

Quantos relatos cientificos importantes foram deliberadamente escondidos dos olhos da ciência por causa da política de um contrato?

Por questões de alinhamento com os ideais americanos, o diretor do museu se sentiu-se obrigado a aceitar os termos do contrato para que o Flyer voltasse aos Estados Unidos, mesmo que isso fosse contrário aos propósitos científicos da instituição séria.

O CONTRATO

ESTE CONTRATO feito por e entre HAROLD S. MILLER e HAROLD W. STEEPER como Executores do Último Testamento e Testamento de Orville Wright, falecido, doravante denominado Vendors (Vendedores), Partes da Primeira Parte, e OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, doravante denominados Vendee (Compradores), Parte da Segunda Parte, TESTEMUNHA:

CONSIDERANDO que está incluído na propriedade residual de Orville Wright o Wright Airplane de 1903, inventado e construído por Wilbur e Orville Wright e pilotado por eles em Kitty Hawk, Carolina do Norte em 17 de dezembro de 1903, e

CONSIDERANDO que é do interesse público que o referido avião seja preservado para sempre e disponibilizado como uma exibição pública em um local apropriado e sob os auspícios adequados, e

CONSIDERANDO que o Tribunal de Sucessões do Condado de Montgomery, Ohio, tendo jurisdição sobre a administração do referido espólio, após audiência plena em um processo no qual todas as pessoas e instituições com qualquer interesse sob o testamento de Orville Wright eram partes e se submeteram à jurisdição de o Tribunal, concluiu oficialmente que os desejos conhecidos de Orville Wright serão realizados e o mais alto e melhor interesse do espólio será atendido ao reconhecer o interesse público e, portanto, autorizou e instruiu os Fornecedores a celebrar este Contrato,

O dirigível N9 de Santos Dumont está exposto no Museu Nacional do Ar e Sapce ao lado do Flyer dos irmãos Wright - de uma época em que a ciência não era calada pela  política.

AGORA, PORTANTO, ESTE CONTRATO TESTEMUNHA:

1. Pela consideração a seguir estabelecida, os Vendors (Vendedores) concordam em vender e, por meio deste, vendem para os Estados Unidos da América e concordam em entregar ao Museu Nacional dos Estados Unidos, Washington, DC, no ano fiscal atual que termina em 30 de junho de 1949, e sujeito aos termos deste Contrato, o Avião Wright original de 1903.

2. Em contrapartida, o Vendee (Compradores) concorda em pagar aos Vendors (Vendedores) a quantia de Um ($ 1,00) Dólar em dinheiro e cumprir os seguintes requisitos:


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(a) O referido avião será exibido como uma exibição de museu público apenas na Área Metropolitana da Capital Nacional dos Estados Unidos e, exceto conforme disposto a seguir no parágrafo (b), deve ser alojado diretamente voltado para a Entrada Principal na frente parte do North Hall of the Arts and Industries Building do Museu Nacional dos Estados Unidos. Nunca deve ser removido de tal exibição pública, exceto quando necessário temporariamente para manutenção ou proteção.

(b) Se as autoridades competentes da Smithsonian Institution ou seus sucessores (atuando pelos Estados Unidos da América) em qualquer momento no futuro desejarem remover o avião vendido para qualquer outro prédio na Área Metropolitana da capital nacional, tal remoção deverá será permitido nas seguintes condições:

1. Que o prédio substituído deverá ter facilidades iguais ou melhores para a proteção, manutenção e exibição do avião.

2. Que o Avião Wright de 1903 receba um lugar de honra especial e não seja misturado com outros aviões de design posterior.

3. Que tal edifício não seja um museu militar, mas dedicado a memorializar o desenvolvimento da aviação,

Langley, Aimé, Santos=Dumont entre outros pioneiros da aviação - competição nos ares, com muito respeito cortesia e amizade em solo.


(c) Deverá estar sempre bem visível com o referido avião uma etiqueta na seguinte forma e idioma:

O avião original dos irmãos Wright

A primeira máquina mais pesada que o ar movida a energia do mundo

em que o homem se tornou livre, controlado e voo sustentado

Inventado e construído por Wilbur e Orville Wright

Voado por eles em Kitty Hawk, Carolina do Norte

17 de dezembro de 1903

Pela pesquisa científica original que os irmãos Wright descobriram

Os Princípios do Vôo Humano

Como inventores, construtores e aviadores, eles desenvolveram ainda mais o avião

Ensinou o Homem a Voar e Inaugurou a Era da Aviação

Depositado pelo Espólio de Orville Wright.

"O primeiro vôo durou apenas doze segundos, um vôo muito modesto em comparação com o dos pássaros, mas foi, no entanto, o primeiro na história do mundo em que uma máquina carregando um broto de homem levantou-se por seu próprio poder no ar em liberdade. vôo, navegou em um curso nivelado sem redução de velocidade e finalmente pousou sem ser destruído. O segundo e terceiro vôos foram pouco demorados, e o quarto durou 59 segundos cobrindo uma distância de 852 pés acima do solo contra um vento de 20 milhas."


pg 3


Wilbur e Orville Wright
(Da Century Magazine, Vol. 76, setembro de 1908, p. 649.)

(d) Nem a Smithsonian Institution ou seus sucessores, nem qualquer museu ou outra agência, departamento ou instalações, administrados pelo e para os Estados Unidos da América, pela Smithsonian Institution ou seus sucessores, devem publicar ou permitir a exibição de uma declaração ou rótulo em conexão com ou em relação a qualquer modelo ou projeto de aeronave de data anterior ao Wright Airplane de 1903, alegando de fato que tal aeronave era capaz de transportar um homem sob seu próprio poder em vôo controlado.

3. O título e o direito de posse a serem transferidos pelos Vendors (Vendedores) nos termos deste instrumento permanecerão investidos nos Estados Unidos da América somente enquanto não houver desvio por parte do Vendee (Compradores) dos requisitos do parágrafo anterior, e somente enquanto nenhum o Espólio de Orville Wright, nem qualquer pessoa que tenha interesse nele é obrigado a pagar e arcar sem indenização com um imposto sobre patrimônio ou herança, avaliado pelo Estado de Ohio, Estados Unidos ou qualquer outra autoridade tributária, com base na avaliação da propriedade de a Propriedade que inclui o referido avião por um valor superior a Gae ($ 1,00) dólar.


Pg 4


4. Caso o Vendee (Compradores) não consiga cumrir os que foi estabelecido no parágrafo 2, uma explicação por escrito deve esr dada dentro de doze meses após a especificação ao Smithsonian Institution em nome dos Estados Unidos ou após (e) a avaliação final de qualquer herança estadual ou federal, sucessão ou imposto imobiliário pelo qual o Espólio de Orville Wright ou qualquer pessoa ou pessoas que tenham interesse nele serão obrigados a pagar um imposto mais alto em razão de uma avaliação do referido avião para fins fiscais superior a Um ( $ 1,00) dólar, e (b) a omissão dos Estados Unidos ou outros em nome dos Estados Unidos dentro de doze meses da notificação por escrito da avaliação final pela pessoa avaliada para providenciar o pagamento por meio de dotações ou de outra forma, título e o direito de posse do referido avião reverterá automaticamente para os Vendors (Vendedores), seus sucessores e cessionários. 

5. No caso de rescisão de propriedade nos Estados Unidos em razão de uma omissão por parte dos Estados Unidos em providenciar o pagamento de uma cobrança de imposto, os Estados Unidos terão a opção de recomprar o avião em a qualquer momento, anos vivos do pagamento do imposto, reembolsando o contribuinte no valor pago com juros de seis por cento a partir da data do pagamento. Mediante o exercício de tal opção, este Contrato, em todo o caso, voltará automaticamente a vigorar e será TESTEMUNHA a devida assinatura deste documento em virtude deste

23-4 dias de novembro de 1948.

Harold & Miller (SEAL)
Executores do Espólio de Orville Weight, falecidos! (SELO)

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA PELO Secretário da Smithsonian Institution

Conclusão

Gostaria muito de ver Santos=Dumont retratado no Smithsonian, caso o Instituto queira rever sua posição, tenho certeza que podemos criar uma ótima exposição sobre as conquistas dos Santos=Dumont, e para tal feito, me coloco à inteira disposição.


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