segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Champs-Élysées número 114, lar das maiores inovações do mundo

 
Escritório de Santos=Dumont em seu apartamento na Champs-Élysées renderizada a partir de fotos da época, sobrepostas às atuais

Foi no número 114 da Champs-Élysées que Santos=Dumont inventou o maior número de máquinas aéreas - a inovação continua neste endereço com a loja da Apple (um prato cheio para quem lhe credita egrégora criativa).


Muito se pode dizer ao analisar as fotos do apartamento de Santos=Dumont na época.


A vida de Santos=Dumont poderia ter sido melhor documentada, não fosse pelo episodio no qual Santos bota fogo em vários documentos, no quintal de sua casa de sua casa de Benérville, em agosto de 1914, quando agentes da gendarmerrie suspeitaram que ele poderia ser um espião de guerra (saiba mais

Luiz Pagano na Avenida Champs Elysées, 114, esquina com a Rue Washington, endereço de Santos Dumont em Paris

O leitor já deve ter reparado que muitas das informações que vemos nas biografias parecem se repetir de livro para livro, com muitos dados sobre alguns eventos e por outro lado, lacunas enormes, de até décadas, com acontecimentos perdidos. 



Descrição dos ambientes na época em que Santos=Dumont morava no apartamento, podemos ver a sala oval "rotunda", o escritório junto às fachadas da Rue Washington e Champs Élysees e, ao fundo, o quarto de empregados e hóspedes, cozinha e banheiros.

Pode-se compensar parte dessas perdas simplesmente analisando as várias fotos, principalmente as feitas em seu apartamento da Rue Washington.

Nas fotos da época, vemos basicamente quatro ambientes: 

1 - Rotunda ou Salão Oval: Este é um espaço central e proeminente do apartamento. A forma oval proporciona uma sensação de fluidez e elegância ao ambiente. Possivelmente, o salão oval era usado para receber convidados e realizar reuniões. Com sua forma única,  cntava com mobiliário sofisticado com cuidado para se adequar à estética e propósito da sala;

2- O Escritório de Santos=Dumont, foto com vista para a estante, detalhe para a grande quantidade de papel na mesa, dentre elas matérias jornalísticas, fotos de voo, gabaritos de corte de envolucro e modelos de barquinhas para seus dirigíveis, etc.

Escritório de Santos=Dumont foto frontal - S=D avalia uma peça de metal, detalhes a serem obsrevados: papel de parede com motivo da coruja, a mesa de radica, abajur e moldura art nouveau

S=D analisando um projeto no escritório ao lado de uma maquete, momentos antes de ir para a engenharia.

2 - Escritório: No escritório, Santos=Dumont se dedicava grande parte do seu tempo à reflexão e planejamento. O armário com livros sugere que este era um espaço onde ele estudava e fazia pesquisa. Pode ter contido livros sobre aviação, ciência e tecnologia, refletindo os interesses intelectuais e criativos de Santos Dumont;

Santos=Dumont e seu pequno motor na sala de seu escritório

3 - Engenharia: A sala de engenharia era um local de ação e experimentação. Era onde ele começava a transformar suas ideias e projetos em realidade. 


A terceira sala de Santos=Dumont seria o equivalente à engenharia. Local onde ele projeta a parte técnica de suas aeronaves, mantem cordas, cabos e combustíuveis, peças de reposição, bem como constrói e faz suas maquetes.

Os equipamentos de ginástica, incluindo a "rowing machine" e pesos, sugerem que ele também valorizava a saúde física. 


A presença de um motor e uma bateria acima da lareira indica o foco contínuo de Dumont na inovação e na tecnologia;

4 - Sala de Jantar nas Alturas: Este espaço único é onde Dumont desfrutava de suas refeições, a mesa de bilhar adiciona um toque de entretenimento e descontração à sala;

4 - A sala de Jantar nas Alturas, circa 1904

Sala do Jantar nas alturas circa 2020 - loja da Apple

Esses quatro ambientes combinados ofereciam a Santos=Dumont um ambiente versátil que refletia seus interesses multifacetados, sua criatividade e sua busca por inovação tanto na aviação quanto em outros aspectos de sua vida.

Escritório de Santos=Dumont em seu apartamento na Champs-Élysées

Na parede de umas das salas, tem um quadro atrás de uma mesa, por exemplo, com estrelas pregadas na moldura que mostrava uma das pirâmides do Egito e um povo montado a camelo.

Santos=Dumont & o enigma da pirâmide de Gizé, no Egito

Quem seriam aqueles?

Para tentar matar essa charada, analiso uma outra foto de Santos=Dumont no Egito, duma viagem a qual sabemos quase nada. Nela parecem estar Santos=Dumont, alguém que parece muito ser Henri Deutsch de la Meurthe, Sr Henrique Dumont (só que as datas não batem pois faleceu em 1891) ou até mesmo o tutor/protetor Garcia.

Na pg 230 da biografia Santos=Dumont e a conquista do ar Aluizio Napoleão (1941) aparece uma das poucas referências dele no norte da África “Santos Dumont começava a se cansar da vida, Paris o traiu.  

Em vão ele cruzou o Mediterrâneo, viajou pelo norte da África e fez seu retrato em Túnis, vestido de xeque, por Albert, Rue Diazira "photographe de Son Altesse, le Bey".  Em vão ele jogou nas corridas de carros, no manuseio do motor.  Entrevistas com jornalistas estavam se tornando raras.  Ele era, sem dúvida, "um personagem en vedette. Mas ele não era "o" personagem en vedette. Fez a diferença”.

fotografia do século XIX: Egito por volta de 1880 - pirâmide de Quéops, Gizé, Egito, foto de 1890 do estúdio Lekegian.

Quanto a foto da pirâmide ao fundo, atras de Dumont, não tinha ninguem conhecido de S=D lá, trata-se de uma fotografia do século XIX: Egito por volta de 1880 - pirâmide de Quéops, Gizé, Egito, foto de 1890 do estúdio Lekegian.

De quem é a foto na escrivaninha?

Em 1917, o correspondente na Europa do jornal New York Journal enviou nota sobre o noivado de Santos=Dumont com a miss Edna Powers. Edna era uma norte americana que vivia em Paris com seus pais.  O texto está no Museu Aeroespacial do Rio de Janerio.

Aida d'Acosta, Edna Powers ou outra mulher? - Segundo o jornal República, era Edna Power - mas na foto em close pode-se ler a dedicatória em inglês "To Santos = Dumont", algo ilegível, e a assinatura, que pode ser tanto de Edna ou Lurline (dependendo do como analisa a grafologia do "E" ou "L").

Ou poderia ser tambem de Aida d'Acosta, a primeira mulher a voar com um dirigivel pelos céus franceses (no mundo).

Mas segundo S=D, ele já era casado com sua familia de aeronaves.

Edna ou Lurline

Quem mais deveria ter a foto na mesa de Santos=Dumont era a milionária americana Lurline Spreckels, segundo o biógrafo Cosme Degenar. 

Santos=dumont e Lurline Spreckels

Dumont estava noivo dela até que sua mãe proibiu o noivado, acreditando que Dumont era um caçador de fortunas.

Outras fotos que pertenceram a Santos=dumont com Lurline Spreckels

No dia 21 de dezembro, o jornal Republic, de Saint Louis, nos Estados Unidos, informa que “o rei do ar vai se casar com uma linda ianque”. não era Lurline Spreckels, mas outra americana, Edna Power. A reportagem diz que a noiva de Santos=Dumont pertencia à colônia americana em Paris e “perdeu o coração” por ele ao ouvi-lo contar as aventuras de suas fugas. “E ele, em sua solidão longe de sua casa brasileira, perdeu seu coração para ela porque ela era brilhante, compreensiva e insinuante.”

No dia 21 de dezembro, o jornal Republic, de Saint Louis, informava Santos=Dumont iria se casar com Edna Power.

Coincidência ou não, Santos=Dumont escreve dois dias depois, em 23 de dezembro de 1901, uma carta ao amigo brasileiro Pedro Guimarães na qual menciona estar em um dilema – amoroso e egoísta, financeiramente falando. Ele não menciona Edna Powers pelo nome, mas se refere a "querida".

 A uma curta distância, em um pedestal preto com mais de um metro de comprimento, estava um busto de mármore branco de Victor Hugo, sabe-se que o aeronauta sentia grande admiração pelo poeta das Chansons des rues e des bois.  Na verdade, os dois tinham muitas afinidades: eram sonhadores, visionários e donos de uma imaginação fértil e poderosa.  


Em outubro de 1901, a colônia brasileira na França, presenteou S=D com uma replica da estátua de Jean-Antoine Injalbert (1845–1933),  "La Renommée" (a fama), replicada pelo talentoso artista Thiebaud, encostada no espelho.


Nesta foto vemos as amplas janelas com sacadas que dão para a Champs-Élysées, numa das quais tema conhecida foto na qual S=D explica o funcionamento do balão com guide rope para o seu cunhado, Sr. Carlos de andrade Villares, casado com Gabriela.

Os Varios Ambientes do Nobre Endereço

Na esquina da Champs-Élysées com a Rue Washington morou Santos=Dumont que fez a proeza de estacionar o N.º9 para tomar um café, Luiz Pagano jantou com fãs do blog no Le Mood em 2014 e atualmente é a Apple Store de Paris

O nobre endereço da esquina da Champs-Élysées com a Rue Washington, já teve varias oportunidades de ser visitado, seja pela balada de 2014 o 'Le Mood'.

Estes são os vários inquilinos da famosa propriedade, Le Mood de 1913, a loja da Apple e na época de Dumont

Más nada faz mais sentido do que a grande expressão de genialidade de Santos=Dumont ao dar lugar à também inovadora loja da Apple.

Santos Dumont e Apple - egrégora criativa, talvez este seja o lugar mais icônico do mundo! - Foi sobre esta mesa que em 1910 Santos Dumont criou suas maravilhosas invenções de navegação aérea, dando grandes passos para levar o vôo à humanidade, abrindo perspectivas de integração e entretenimento nunca antes vistas. Em 2018, a Apple de Steve Jobs traz as inovações mais legais e divertidas que o mundo já viu para o mesmo lugar. Não há como negar que grandes inovações parecem assombrar o icônico apartamento 114 Champs-Élysées.

Elegância que vem em gerações - o Apple Watch foi inspirado no Cartier Santos

Talves a escolha do apartemento de Santos=Dumont em Paris para ser o local da loja da Apple não tenha sido conincidencia. Johnny Ive, chefe de design da Apple, disse que quando os detalhes sobre o processo de desenvolvimento do Apple Watch estavam surgindo, Marc Newson, que havia recentemente se juntado à equipe de Ive na Apple, foi muito inspirado pelo relógio de pulso vintage Cartier Santos.

Apple Watch inspirado no Cartier Santos

Como o Apple Watch, o IkePod também adotou o clássico mostrador quadrado da Cartier Santos, Ive também revelou que o Apple Watch foi posicionado como um smartwatch premium que competiria com um Rolex, Cartier ou Omega. 

O Apple Watch usa materiais extremamente premium, semelhantes aos relógios da Rolex, mas foi posicionado com um preço menor do que esses itens de luxo sofisticados.

Ive, tal qual Santos=Dumont é um aficcionado por carros, possuí um Bentley Mulsanne e um Aston Martin DB4. 

Relógios

Alem do clássico presente de Louis Cartier (saiba mais) S=D mantinha alguns outros relógios sobre a lareira.


João Villares, sobrinho bistneto do aviador, segura um relógio que pertenceu ao seu parente Alberto Santos=Dumont. Uma curiosidade interessante é que João mantém no mostrador 16h45,  hora em que o aviador decolou em 12 de novembro de 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris - foto Rubens Cavallari.

Sala 4 - A Engenhari


Fontes e Bibliografias

- GRAHAL, Étude historique et documentaire, 2015.
- Pascal Payen-Appenzeller et Brice Payen, Champs-Ély- sées : Dictionnaire historique, architectural et culturel, Paris, Ledico éditions, 2013.

A sessão plenária da Comissão da Velha Paris reuniu-se em 24 de junho de 2016 no Hôtel de Ville sob a presidência do Sr. Bernard Gaudillère, Conselheiro de Paris.
As resoluções tomadas pela Comissão foram publicadas no BMO n° 58 de 22 de julho de 2016.

2 comentários:

Renato Oliveira disse...

O maior e mais cuidadoso estudo sobre o endereço mais importante do século!
Pontual e objetivo!
Parabéns grande Pagano!

Arturo Orges disse...

Olá! A apartamento de Santos Dumont na Apple é aberto para visitas? Qual o valor do ingresso?
Desde já agradeço!