...nas montanhas do Promontorium (cabo) Fresnel, que faz parte da grande cordilheira conhecida como Montes Apenninus |
Você sabia que Alberto Santos=Dumont, o internacionalmente renomado pai da aviação, teve em seu centenário de nascimento uma cratera lunar batizada em sua homenagem? Ele é um dos poucos a receberem tal reconhecimento, e a feliz coincidência não para por aí; é que o homem pisou na lua no dia de seu aniversário de 96 anos, em 20 de julho de 1969, - dia considerado como o segundo passo para a humanidade, posto que o primeiro foi o voo de Dumont.
Localizada nas montanhas do Promontorium Fresnel, na margem leste do Mare Imbrium, a cratera Santos=Dumont é uma característica marcante da paisagem lunar. Com um diâmetro de 8,8 km e uma profundidade de 2 km (embora medições recentes sugiram uma profundidade máxima ligeiramente maior), ela se destaca como um ponto de interesse tanto para astrônomos quanto para entusiastas da aviação e da história.
Mapa da Lua quando visto do hemisféro Sul, com a cratera Santos=Dumont |
A União Astronômica Internacional (IAU) decidiu escolher a cratera que fica à LAT: 27° 42′ 00″ N, LON: 04° 48′ 00″ E. (coordenadas selenográficas), uma cratera de impato simples, que faz parte da grande cordilheira conhecida como Montes Apenninus, na margem leste do Mare Imbrium. Foi a primeira cratera lunar a receber o nome de um brasileiro. O acidente geográfico lunar fica próximo ao local de pouso da missão Apollo 15.
Nenhum comentário:
Postar um comentário